Tradutor

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quarenta Milhões de Dólares Para Guardar o Sábado

A companhia israelense EL AL é a única companhia aérea nacional que observa o sábado. Quando chega o sábado, os aviões que se acham em viagem aterrisam e os passageiros ficam gratuitamente hospedados em hotéis. Recentemente, um de seus aviões cargueiros permaneceu em Amsterdã na Holanda, o que custou milhares de dólares, para não viajar durante as horas sagradas. Estima-se que esta convicção custará à Companhia 40 milhões de Dólares no próximo ano fiscal.
A decisão foi tomada pelo governo, o qe provocou uma greve de pilotos que durou quatro meses.
Quando a companhia recomeçou a voar, seus vôos dos Estados Unidos para Israel atingiram uma capacidade média de 97 por cento, e deram lucro apesar do preço mínimo da tarifa. A EL AL precisa manter 80 por cento de sua capacidade para não ter prejuízo, enquanto as outras companhias aéreas precisam apenas de 66 por cento.
O custo da observância do sábado faz com que muitas pessoas desistam de adventistas do sétimo dia. Os que pagaram esse preço, porém, sabem apreciar a postura da EL AL. Eles também podem falar das bênçãos materiais, e espirituais, que receberam como resultado de sua fidelidade.
Quanto estamos nós dispostosa perder a fim de guardar o sábado?
Um dia talvez sejamos chamados a perder a própria vida.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Apenas Calebe e Josué Entraram em Canaã?

Estudo documentado que
lança luz sobre uma
aparente contradição bíblica.



Como estamos estudando neste Trimestre sobre o povo de Israel, achei escrever sobre este artigo que foi ultimamente uma de nossas lições. Espero que ajude os leitores a esclarecer suas dúvidas em relação a quantas (exatamente) pessoas entraram em Canaã. Espero que consigamos ir todos juntos para o Céu, o Lar da Eterna Felicidade como é descrita pela nossa Irmã Ellen White.
Os doze homens enviados por Moisés retornam, após espiarem a terra de Canaã, e apresentam o seu relatório. Dez deles, infamando a terra, fazem derreter de medo o coração do povo, e este, murmurando contra Deus, e pretendendo levantar um capitão, intenta voltar ao Egito. Nada adiantou, Calebe e Josué - dois do grupo dos doze - fazerem veemente apelo no sentido de o povo confiar inteiramente nas mãos de Deus, a fim de que pudessem entrar em Canaã.
O clima, naquele momento dramático, era de profunda tristeza.
Os líderes do povo estavam perplexos, sem saber o que fazer. Deus, muito indignado, pretende destruir o povo, fazendo de Moisés "um povo maior e mais forte do que este" (Números 14:12). No entanto, o grande líder, em tocante apelo, pede que Deus perdoe e poupe a Seu povo. E o Eterno, atendendo à intercessão de Moisés, declara entretanto:
"Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra Mim murmurastes; não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num (Números 14: 29 e 30).
Para muitos, a simples leitura destes dois textos, transcritos acima, é o suficiente para extrair a resposta à pergunta formulada no título de nosso artigo.
Insistimos com a pergunta: Quanto, daqueles que saíram do Egito, daquela geração adulta, entraram na Terra Prometida? Só Calebe e Josué? Dá-me a impressão de que estou a ouvir de alguém, como resposta um enfático sim. No entanto, o objetivo deste artigo é mostrar algo um tanto diferente. Caso você esteja disposto a raciocinar comigo, e ler mais alguns textos sagrados, verá que outros - adultos - entraram em Canaã, juntamente com Calebe e Josué.
Rapidamente alguém pod pedir que se leia, da serva do Senhor, estas palavras: "... apenas dois de todos os adultos do vasto exército que deixou o Egito, foram achados dignos de entrar na Terra Prometida (Patriarcas e Profetas, pg. 499).
Respondemos que esta citação do Espírito de Profecia, bem como o texto de Números 14:29 e 30, já referido acima, devem ser lidos dentro de um contexto mais amplo, para que se tenha uma visão completa do conjunto. Por exemplo, no mesmo livro de onde se extraiu o pensamento acima (Patriarcas e Profetas) a serva de Deus, falando do povo que atravessou o Jordão diz:
"Quando todo o povo havia passado, a arca mesma foi levada para a margem ocidental. Aqui ela usa a espressão "todo o povo", o que levaria qualquer leitor apressado e superficial a imaginar que todo o Israel atravessou o Jodão. Nós não cremos assim, nem a irmã White, quando neste mesmo livro fala das duas e meia tribo, que uma vez recebendo herança aquém do rio, consequentemente não passaram o Jordão.

Quem Mais Entrou em
Canaã?

De Eleazar, um dos filhos de Arão, o sacerdote, lemos o que Deus falou a Moisés, quando o povo se achava junto ao Sinai: "Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar" (Exôdo 28:1).
No livro de Números lê-se que Eleazar e Itamar oficiaram como sacerdotes diante de Arão, seu pai" (Números 3:4). Ele foi apontado - ali no Sinai - como "príncipe dos príncipes de Levi" (Núm 3:32). Diz ainda o texto que o mesmo devia ter "a superintendência dos que têm a seu cargo o santuário" (Ibidem). Mesmo, ainda, quandoda rebelião de Coré, e morte dos revoltosos, Deus por meio de Moisés, falou-lhe para que tomasse os incensários dos rebeldes, e os convertesse em lâmina para cobertura do altar. É dito que "Eleazar, o sacerdote" fez como lhe ordenarao Senhor. (Números 16:37-40). E após a morte do pai, Eleazar o sucedeu no ofício sagrado (Números 20:25-28).
Nunca, porém, deve ser esquecido o fato de que para ser alguém sagrado ao sacerdócio, devia ter no mínimo 30 anos. É isto o que lemos: "Da idade de trinta anos para cima até aos ciquenta será todo aquele que entrar neste serviço, para exercer algum encargo ma tenda da congregação" (Números 4:3).
Quando Israel, quase no fim de sua peregrinação é outra vez numerado, fala assim o livro de Números: "São estes os que foram contados por Moisés e o sacerdote Eleazar, que contaram os filhos de Israel nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão na altura de Jericó.
Entre estes, porém, nenhum houve dos que foram contados por Moisés e pelo sacerdote Arão, quando levantaram o censo dos filhos de Israel no deserto do Sinai.
Porque o Senhor dissera deles que morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num" (Números 26:63-65).
E na primeira contagem, junto ao Sinai, mais de trinta anos antes, ainda que o texto não diga que Eleazar tivesse ajudado no censo, tinha ele mais de trinta anos, como foi observado nas linhas acima.
Sim, e mais tarde o mesmo é encontrado ajudando na divisão da terra, aquém do Jordão. (Números 32: e 28).
Nesta altura deixemos de lado, por um instante a Eleazar, e pensemosem seu filho Finéias. Na verdade, não sabemos a sua idade, mas de uma coisa somos informados: Finéias nascera no Egito, antes do Êxodo (Êxodo 6:25), e quando muitos dos filhos de Israel se prostituíram com as moabitas, assumiu ele postura tal , que recebeu o louvor de Deus. (Números 25:11-13). Foi uma atitude própria de um homem adulto, cônscio de suas responsabilidades, e não de uma criança. Nesta ocasião ele não podia ser um menino. Diz assim o texto sagrado: "Eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto eles choravam diante da tenda da congregação. Vendo isso Finéias, filho de Eleazar , o filho de Arão, sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel" (Números 25:6-8).
Uma criança jamais faria o que Finéias fizera, matando o casal de adúlteros; uma criança não teria força física para tal, além de não ter tão desenvolvido o senso moral, para ajuizar quanto à extensão do ato pecaminoso, a fim de dar a ambos a morte. A conclusãoa que chegamos é que Finéias, já em pleno deserto, devia ser homem feito.
E mais, é bom que atentemos para este outro fato, naqueles dias: Quase no fim da peregrinação do povo no deserto, Moisés envia Finéias à guerra contra os midianitas (Númros 31:6). Pela leitura do texto (ele foi líder do exército israelita) nunca podemos aceitar a idéia de que Finéias fosse uma criança ou mesmo um jovenzinho.
E uma vez, do outro lado do Jordão, dentro de Canaã, eis que se apresentam diante de nós Eleazar e Finéias! De acordo com o relato do livro de Josué, lá estava Eleazar repartindo a terra, juntamente com Josué (14:1). Também lá em Canaã estava seu filho Finéias (Josué 22:13).
O registro sagrado nos conta que o sacerdote Eleazar morreu em Canaã, e foi sepultado no outeiro de Finéias, seu filho (Josué 24:33).
Voltemos ao texto de Números 14:30:
"Não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num."Há no caso, aqui, alguma contradição? Por que diz o texto: "salvo Calebe e Josué", se como foi demonstrado, outros, igualmente adultos, também entraram em Canaã?
A resposta que podemos oferecer é que, como crêem alguns, os levitas não estavam incluídos naquela proibição, uma vez que não havia nenhum deles representando a sua tribo entre os espias. Seria bom, nesta altura, reler a listagem dos nomes dos espias, como nosé oferecida no livro de Números(13:1-16).
Desde o Sinai, por uma série de razões, observa-se que os levitas constituíam uma tribo à parte, toda especial. Por exemplo, no centro, enquanto se usava, para o povo, uma faixa etária como norma, para os levitas outra era considerada (Números 1:3, 26:4 e 62). E mais, quando da primeira numeração do povo de Israel, a tribo de Levi, por ordem de Deus não fora contada (Números 1:47-49). Portanto, repetindo, a proibição "não entrareis na terra", tinha apenas que ver com a grande maioria do povo, e não com a tribo de Levi.
Concluindo, podemos dizer que da geração adulta, que saíra do Egito, dos filhos de Israel (não contando a tribo de Levi, como já demonstrado) não só Calebe e Josué, mas também Eleazar e Finéias, por nome, entraram em Canaã.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Natal Versus Crise

Jesus, realmente é o Homem de quem o Mundo mais necessita



Em Outubro passado, a crise mundial estava começando a colocar suas garras de fora. Na Europa, Ásia, América as principais empresas perderam grandes somas de dinheiro e funcionários demitidos. Isso tornou ainda inseguro os empregos em todo o país. Sem contar que, muitas pessoas ficaram endividadas com a ânsia de querer algo que digamos, poderia se adquirida em um tempo mais oportuno.
Quero afirmar que a crise está muito longe de ter um fim. Embora as coisas no momento parecerem dizer ao contrário. Mas, isso é uma profecia e certamente ela não falhará porque o Autor dela é o mesmo de ontem, hoje e sempre. A crise chegou e com forças em todas as áreas economicamente ativa. O caos está prestesa começar, o mundo vai ser (literalmente) balançado, muitos irão perder seus milhões (talvez até bilhões), em bancos, ações e bolsas de valores. Empresas irão sem piedade a falência, milhões de pessoas vão perder seus empregos que, outrora eram fixos.
Todos esses acontecimentos (e os últimos, mais adiante como: propagação em massa de que Jesus veio pelos falsos profetas e entre outros acontecimentos de abragência mundial);estão registrado na Bíblia, mais precisamente em Mateus, Daniel e Apocalipse (do qual muitas pessoas te medo, dizem que é estarrecedor e por isso não lêem ou por não saberem compreender a simbologia).
A crise veio para ficar, estamos á beira de uma forte crise igual aquela de 1929. O que antes parecia algo fora da realidade, hoje ela está diantes dos nossos olhos!!!! Isso mostra que as profecias (pra variar) não mentem. Jesus, realmente é o Homem de quem o mundo mais necessita. Quantas tragédias vemos pela televisão, as vezes presenciamos cenas de tamanha crueldade, as dores de parto de que o livro do profeta Isaías menciona está se intensifcando, a medida que vamos avançando(mais precisamente a ponta dos pés da estátua, Daniel 2) a coisa vai se complicando ainda mais.
Entretanto, precisamos ficar mais conscientes das coisas ao nosso redor, não podemos dormir em berço esplêndido como diz o Hino Nacional, vendo a banda passar, ou esperando que alguma coisa caia do céu para se despertar.
A profecia é clara e diz o seguinte: "Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima " (Lucas 21:28). Estamos esperando o que mais? Estamos quase no lar, falta bem pouco tempo para esse dia chegar.
Jesus, certamente preparou um lar de eterna felicidade, onde não haverá crise, falsos profetas, guerras, fomes, iniquidades, pestes, perseguições e etc.
Deixemos de correr atrás de ilusões passageiras. Afastemos o espírito do mundanismo que está se infiltrando no meio de nós. Não nos deixemos levar pela onda de pessimismo, pela qual o mundo está passando, tudo isso é transitório, passageiro, mas que com o tempo pode minar nossa confiança na preciosa mensagem que nos foi confiada.
Deus espera que vivamos piedosamente, trabalhando com alegria, zelo, dedicação, carinho e humildade em sua obra.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Finalmente, a verdade é dita na TV Americana:

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e a apresentadora Jane Clayson perguntou a ela:
- Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?
Ana Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse:
- Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.
Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.
Como podemos esperar que Deus nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco? À vista dos acontecimentos recentes...ataques dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc.
Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O' Hare (que foi assassinada e seu corpo encontrado recentemente), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.
Depois disso, alguém disse que seria melhor não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.
Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima (O filho do Dr. Spock cometeu suicídio). E nós dissemos: "um perito nesse assunto deve saber o que está falando" , e então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queria publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, bater, dar socos, humilhar e chutar, etc.) E nós concordamos com tudo.
Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la.
Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, "está bem".
Depois alguns dos nossos oficiais mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres.
Concordamos com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural do corpo feminino. E nós também concordamos.
Depois uma outra pessoa levou isto a um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, "está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso".
A indústria de entretenimento então disse: "Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar músicas que estimule o estupro masturbação, drogas, assassínio, suicídioe temas satânicos". E nós dissemos: "Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso à sério mesmo, então que façam isso".
Agora nós estamos perguntando por que nossos filhos não tem consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas, ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender que nós colhemos exatamente aquilo que semeamos!
Se uma menina escrevesse um bilhetinho para Deus, dizendo: "Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?"
A resposta Dele seria: "Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!" Do Seu Deus.
É triste como as pessoas simplesmente culpam Deus e não entendem por que o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia nos diz.
É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblioa ensina.
É triste como alguém diz: "Eu creio em Deus", mas ainda assim segue a Satanás. que por sinal, também "crê"em Deus. É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados! Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas quando tentamos enviar algum e-mail a respeito de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-lo a outros!
É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na Internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.
É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no Sábado,(Aqui a Anne Graham menciona o domingo como o dia de ir a Igreja e adorar a Deus nesse dia) mas depois se transformam em cristão invisíveis pelo resto da semana.
Você está achando graça? Você mesmo pode não querer re-enviar esta mensagem a muitos da sua lista de endereços, porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.
Não é verdade?
Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa....
Bem, depois desta declaração sábia, clara e contundente por parte de Anne Graham, é de se fazer calar a boca de muitos governantes corruptos que existem por aí afora se perguntando o porque desse mundo estar na real situação em que se encontra.
Esse mundo não tem mais saída. Calamidades vão continuar acontecendo, novas epidemias vão surgir, a crise mundial vai piorar, novos ataques terroristas em diferentes lugares, pessoas vão infelizmente (ou felizmente) continuar morrendo de fome nos países mais pobres da Terra.
Por favor, não esperemos melhoras, porque isso só vai piorar as coisas, não esperemos um presente de Natal por parte deste mundo, pois isso nunca vai acontecer, exceto aquele que confiar e esperar a Volta de Jesus, o que seria mais oportuno num tempo como esse......
Contudo, Jesus promete uma esperança: Morarmos com Ele no céu. Lá ficaremos livre da dor, morte, assassinatos, sequestros, assaltos, tiroteios, guerras, criançaspadecendo de fome e de tantas outras desgraças que assolam este fragilizado mundo.
"Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima" (Lucas 21: 28). Jesus está mais perto de voltar do que quando aceitamos a nossa fé. Pense nisto e mãos a obra. Que Deus nos conduza e nos abençõe em Seu ministério