Tradutor

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Origem do Sábado como Dia Sagrado

Afinal, qual é o dia para ser guardado? A Sexta dos Muçulmanos? O Sábado dos Cristãos? O Domingo dos Católicos? Leia este artigo junto com sua Bíblia e descubra o que Deus tem reservado para você. Ao final assista o vídeo para enriquecer mais ainda sua fé em Deus. Deus tem um dia especial para você. Você tem um dia especial para Ele baseado na Bíblia? Deus quer abençoar sua vida. Faça do dia de Sábado uma benção para você, seus familiares e as pessoas que convivem contigo. Espalhe o amor de Deus neste dia e conte o que Deus tem feito por você.
1.Quando e como foi criado o sétimo dia?
Gênesis 2:1-2
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.”
Comentário – Ao concluir Deus a Criação, o sétimo dia foi santificado para ser eterno. A palavra hebraica para ‘’dia’’na expressão ‘’tarde e manhã’’ (v.5) é yom e significa um período de 24 horas. Sendo assim, a semana da criação (Gênesis 1-2) é literal.
2.Quais foram os três atos distintos de Deus ao instituir o sábado?
Gênesis 2:1-2
“… havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”
 
Comentário – Deus descansou, abençoou e santificou. Estas ações divinas tornam esse dia um período de descanso, bênçãos especiais e santificação.
3. Quem criou o sábado?
Gênesis 1:1
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
Comentário – neste texto, a palavra hebraica para Deus é Elohim (representa plural acima de dois). Podemos identificar na criação, a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
4. Qual a definição e o significado da palavra sábado?
Em Hebraico, as palavras para sábado são:
a. SHABBATH, que significa (dia) de ‘descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8).
b. SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15).
Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos: SHABBATH
SHABBATHON – O SÁBADO DE DESCANSO.
Em Grego as palavras são:
a. SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath = ‘descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’.
b. SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do
aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”.
5. Por causa de quem o sétimo dia foi separado dos demais dias?
Marcos 2:27
“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
Comentário – o sábado foi separado para ser um dia especial, distinto dos demais em benefício do homem. Este dia foi estabelecido para garantir uma conexão completa com o Criador, para descanso, bênção e incentivo ao relacionamento.
6. Que razão é apresentada para que o ser humano, mesmo contrariando a cultura, guarde o sábado como sagrado?
Êxodo 20:11
“porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Comentário – o quarto mandamento da Lei de Deus apresenta o porquê do sábado e ordena a sua observância.
7. Como foram escritos os Dez Mandamentos?
Êxodo 31:18
“E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”
Comentário – Para garantir a autenticidade dos Dez Mandamentos, Deus os escreveu em tábuas de pedras com o Seu próprio dedo.
8. O criador do sábado pode mudá-lo, se assim o desejar?
Salmos 89:34
“Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que meus lábios proferirem”.
Malaquias 3:6
“Porque Eu o Senhor não mudo…”
Comentário – a Lei de Deus é Imutável. Está claro, pois, que tudo o que está escrito na Palavra de Deus está feito de uma forma definitiva e eterna. Isto inclui, é óbvio, o Decálogo, que não pode sofrer qualquer espécie de alteração por parte de homens, pois os mandamentos são na realidade tão divinos quanto as demais passagens bíblicas.
Resumo:
Deus, no sétimo dia da criação, descansou, abençoou e santificou o sábado como um memorial eterno da criação. A Bíblia declara que Deus não muda e Suas Leis são eternas. A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso. Mais tarde Deus concede ao Seu povo uma cópia da Lei, gravada em tábuas de pedra e escritas pelo Seu próprio dedo. Aquilo que foi criado no Paraíso, foi criado, é claro, para ser eterno.
Veja agora um vídeo sobre a veracidade do Sábado. Este vídeo é um debate educado esclarecedor sobre o dia verdadeiro para se guardar. Quem vai expor as ideias bíblicas é um Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, muito conhecido em nosso país: Neumoel Stina. Ele foi orador da Voz da Profecia, nos anos de 1996 a 2001/2002. Hoje ele é Pastor do UNASP-SP.