Tradutor

quarta-feira, 8 de abril de 2015

#APaixãoDeCristoÉVocê: Ele ressuscitou por você

Por que Jesus morreu na cruz?
Se você respondeu “para me salvar!”, sua resposta está incompleta.
Em 1 João 4:9-10 temos a resposta: “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos VIVER POR MEIO DELE.”
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 Jo 4:10).
Ele morreu para que pudéssemos viver por meio dEle!
Naquele domingo de Páscoa, a ressurreição de Jesus foi a confirmação do que Ele havia profetizado, pregado, vivido e realizado (como vimos no primeiro tema). Sua ressurreição relembrava que:
Sua morte na Cruz foi um ato de vitória.
Deus o Pai ficou satisfeito com o resultado do Seu penoso trabalho.
Aos doze anos ficou três dias longe dos pais, símbolo dos 3 dias que passou na tumba.
O santuário (Ele mesmo) seria destruído e reedificado em três dias.
As três ressurreições registradas na Bíblia foram realizadas por Jesus.
A morte, o pior inimigo, não poderia detê-lo.
Por isso, as Suas palavras são as mais poderosas que o mundo pode ouvir. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11:25, 26). Estudaremos sobre a ressurreição de Jesus e faremos um paralelo com as três ressurreições relatadas nos evangelhos.
I. ELE DEU VIDA
Jesus resolveu o principal problema da humanidade relacionado com a vida. A religião e os arranjos podem embelezar um cadáver e torná-lo mais apresentável, porém, jamais poderão dar-lhe a vida. Só Deus tem esse poder.
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Ef 2:1-7).
O Senhor Jesus levantou muita gente dentre os mortos (Mt 11:5), mas nos evangelhos só existe o registro da ressurreição de três pessoas:
A filha de Jairo (Lc 8:40-56) tinha cerca de 12 anos.
O filho da viúva de Naim (Lc 7:11-17), um jovem.
E Lázaro, um amigo especial de Jesus (Jo 11), alguém mais velho.
Estas três pessoas nos ensinam que a morte não respeita a idade. Sendo a morte uma figura do pecado, essas três pessoas nos ensinam que o pecado matou toda a raça humana. As crianças pecaram, os jovens pecaram, os adultos pecaram. “Pois todos carecem da glória de Deus” (Rm 3:23).
II. ELE RESSUSCITOU
Na manhã daquele domingo da ressurreição de Jesus, o universo viveu sua maior expectativa:
“Onde está, sacerdotes e príncipes, o poder de vossa guarda? — Bravos soldados que nunca se atemorizaram diante do poder humano, são agora como cativos aprisionados sem espada nem lança. O rosto que contemplam não é o de um guerreiro mortal; é a face do mais poderoso das hostes do Senhor. Este mensageiro é o que ocupa a posição da qual caiu Satanás. Fora aquele que nas colinas de Belém proclamara o nascimento de Cristo. A terra treme à sua aproximação, fogem as hostes das trevas, e enquanto ele rola a pedra, dir-se-ia que o Céu baixara a Terra. Os soldados o veem removendo a pedra como se fora um seixo, e ouvem-no exclamar: Filho de Deus, ressurge! Teu Pai Te chama. Veem Jesus sair do sepulcro, e ouvem-nO proclamar sobre o túmulo aberto: “Eu sou a ressurreição e a vida.” Ao ressurgir Ele em majestade e glória, a hoste angélica se prostra perante o Redentor, em adoração, saudando-O com hinos de louvor” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 552).
Voltando as três ressurreições que Jesus realizara, o elemento “tempo” se acha envolvido quando Jesus chega:
A filha de Jairo acabara de morrer.
O jovem na procissão fúnebre estava morto pelo menos um dia – costume judeu para o sepultamento em 24 horas.
E Lázaro, estava no túmulo há quatro dias.
Verificamos aqui diferentes estágios e até graus de decomposição.
A filha de Jairo não estava nada decomposta.
A decomposição estava iniciando no jovem.
Marta advertiu: Lázaro cheira mal; estava morto há quatro dias.
Embora todos os pecadores perdidos, sejam jovens ou velhos, estejam espiritualmente mortos, nem todos se encontram no mesmo estado de “decomposição” espiritual. Alguns são como o filho pródigo que cheiram a chiqueiro, enquanto outros são fariseus, respeitavelmente limpos por fora, mas cheios de corrupção por dentro (Mt 23:25-28).
“Durante Seu ministério, Jesus ressuscitara mortos. Fizera reviver o filho da viúva de Naim, a filha do principal, e Lázaro. Estes não foram revestidos de imortalidade. Ressurgidos, estavam ainda sujeitos à morte. Aqueles, porém, que ressurgiram por ocasião da ressurreição de Cristo, saíram para a vida eterna. Ascenderam com Ele, como troféus de Sua vitória sobre a morte e o sepulcro” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 555).
III. VIVER POR JESUS
“Quando Cristo ressurgiu, trouxe do sepulcro uma multidão de cativos. O terremoto, por ocasião de Sua morte, abrira-lhes o sepulcro e, ao ressuscitar Ele, ressurgiram juntamente. Eram os que haviam colaborado com Deus, e que à custa da própria vida tinham dado testemunho da verdade. Agora deviam ser testemunhas dAquele que os ressuscitara dos mortos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 555).
A vida espiritual é um dom de Deus, da mesma forma que a vida física (Ef 2:8). Você e eu podemos cultivar a vida física, mas não podemos dar vida a um morto. Só Deus tem esse poder. “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em Si mesmo” (Jo 5:26).
Como Jesus concede esse dom da vida? Mediante Sua Palavra e o Pai, (Jo 5:24).
Em cada uma das narrativas, Jesus disse a pessoa morta:
“Menina levanta-te” (Lc 7:14).
“Jovem Eu te mando: levanta-te” (Lc 8:54).
“Lazaro vem para fora” (Jo 11:43).
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4:12).
Ele morreu para que pudéssemos viver por meio dEle.
Devemos notar que cada uma dessas três pessoas que Jesus levantou dentre os mortos deu evidências confiáveis que estava realmente viva.
A Menina – “levantou-se”, “andou” e “alimentou-se”. A evidência da sua nova vida em Cristo notou-se pelo andar e pelo apetite. De maneira semelhante, os que recebem nova vida em Jesus deveriam testemunhar do milagre andando na direção dos perdidos; testemunhando mesmo em sua alimentação e estilo de vida que tiveram um encontro com Jesus.
O Jovem deu evidência de estar vivo, sentando-se e falando. Imagino que abriu a sua boca para engrandecer Aquele que lhe dera de novo a vida. “Porque a boca fala o que está cheio o coração” (Mt 12:24). Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. A vida agora passa a ser um testemunho “vivo”. As conversas não são mais egocêntricas, mas cristocêntricas.
Lázaro “despojou-se das mortalhas” e colocou as “vestes da graça” (Cl 3:9-10). É tempo de tirar de nossa vida pecados parasita e tudo aquilo que o Espírito Santo está te falando neste momento para tirar; tudo o que te impede de viver plenamente. Você realmente viverá mais leve e em paz junto à sua família.
Somente aquele que É “a ressurreição e a vida” é capaz de “fazer novas todas as coisas” (Ap 21:5) em sua vida”.
CONCLUSÃO
Em Apocalipse 1:18 encontramos algo impressionante: “e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre. E tenho as chaves da morte e do inferno”
.Ele ganhou autonomia sobre a morte. A última palavra é dEle, pois não teve pecado.
Vencer a morte é o sonho da ciência.
Cristo, tendo a chave da “morte” não teria a chave de todas as demais coisas do mundo e de sua vida?
Errado. Jesus tem uma chave a menos!
Em Laodiceia Ele está do lado de fora. Se tivesse a chave entraria…
ELE ESTÁ BATENDO PARA ENTRAR…
“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20).
Você gostaria de entregar a chave que Lhe falta?
A chave da sua vida que é momentânea e incerta?
Ele ressuscitou por você para que você tenha vida eterna e abundante.


Assista este vídeo preparado com muito carinho pelo Pastor Ivan Saraiva.





Porque não VIVER POR MEIO DELE, HOJE, E PARA SEMPRE? 

Nenhum comentário: