Tradutor

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Apenas Calebe e Josué Entraram em Canaã?

Estudo documentado que
lança luz sobre uma
aparente contradição bíblica.



Como estamos estudando neste Trimestre sobre o povo de Israel, achei escrever sobre este artigo que foi ultimamente uma de nossas lições. Espero que ajude os leitores a esclarecer suas dúvidas em relação a quantas (exatamente) pessoas entraram em Canaã. Espero que consigamos ir todos juntos para o Céu, o Lar da Eterna Felicidade como é descrita pela nossa Irmã Ellen White.
Os doze homens enviados por Moisés retornam, após espiarem a terra de Canaã, e apresentam o seu relatório. Dez deles, infamando a terra, fazem derreter de medo o coração do povo, e este, murmurando contra Deus, e pretendendo levantar um capitão, intenta voltar ao Egito. Nada adiantou, Calebe e Josué - dois do grupo dos doze - fazerem veemente apelo no sentido de o povo confiar inteiramente nas mãos de Deus, a fim de que pudessem entrar em Canaã.
O clima, naquele momento dramático, era de profunda tristeza.
Os líderes do povo estavam perplexos, sem saber o que fazer. Deus, muito indignado, pretende destruir o povo, fazendo de Moisés "um povo maior e mais forte do que este" (Números 14:12). No entanto, o grande líder, em tocante apelo, pede que Deus perdoe e poupe a Seu povo. E o Eterno, atendendo à intercessão de Moisés, declara entretanto:
"Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra Mim murmurastes; não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num (Números 14: 29 e 30).
Para muitos, a simples leitura destes dois textos, transcritos acima, é o suficiente para extrair a resposta à pergunta formulada no título de nosso artigo.
Insistimos com a pergunta: Quanto, daqueles que saíram do Egito, daquela geração adulta, entraram na Terra Prometida? Só Calebe e Josué? Dá-me a impressão de que estou a ouvir de alguém, como resposta um enfático sim. No entanto, o objetivo deste artigo é mostrar algo um tanto diferente. Caso você esteja disposto a raciocinar comigo, e ler mais alguns textos sagrados, verá que outros - adultos - entraram em Canaã, juntamente com Calebe e Josué.
Rapidamente alguém pod pedir que se leia, da serva do Senhor, estas palavras: "... apenas dois de todos os adultos do vasto exército que deixou o Egito, foram achados dignos de entrar na Terra Prometida (Patriarcas e Profetas, pg. 499).
Respondemos que esta citação do Espírito de Profecia, bem como o texto de Números 14:29 e 30, já referido acima, devem ser lidos dentro de um contexto mais amplo, para que se tenha uma visão completa do conjunto. Por exemplo, no mesmo livro de onde se extraiu o pensamento acima (Patriarcas e Profetas) a serva de Deus, falando do povo que atravessou o Jordão diz:
"Quando todo o povo havia passado, a arca mesma foi levada para a margem ocidental. Aqui ela usa a espressão "todo o povo", o que levaria qualquer leitor apressado e superficial a imaginar que todo o Israel atravessou o Jodão. Nós não cremos assim, nem a irmã White, quando neste mesmo livro fala das duas e meia tribo, que uma vez recebendo herança aquém do rio, consequentemente não passaram o Jordão.

Quem Mais Entrou em
Canaã?

De Eleazar, um dos filhos de Arão, o sacerdote, lemos o que Deus falou a Moisés, quando o povo se achava junto ao Sinai: "Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar" (Exôdo 28:1).
No livro de Números lê-se que Eleazar e Itamar oficiaram como sacerdotes diante de Arão, seu pai" (Números 3:4). Ele foi apontado - ali no Sinai - como "príncipe dos príncipes de Levi" (Núm 3:32). Diz ainda o texto que o mesmo devia ter "a superintendência dos que têm a seu cargo o santuário" (Ibidem). Mesmo, ainda, quandoda rebelião de Coré, e morte dos revoltosos, Deus por meio de Moisés, falou-lhe para que tomasse os incensários dos rebeldes, e os convertesse em lâmina para cobertura do altar. É dito que "Eleazar, o sacerdote" fez como lhe ordenarao Senhor. (Números 16:37-40). E após a morte do pai, Eleazar o sucedeu no ofício sagrado (Números 20:25-28).
Nunca, porém, deve ser esquecido o fato de que para ser alguém sagrado ao sacerdócio, devia ter no mínimo 30 anos. É isto o que lemos: "Da idade de trinta anos para cima até aos ciquenta será todo aquele que entrar neste serviço, para exercer algum encargo ma tenda da congregação" (Números 4:3).
Quando Israel, quase no fim de sua peregrinação é outra vez numerado, fala assim o livro de Números: "São estes os que foram contados por Moisés e o sacerdote Eleazar, que contaram os filhos de Israel nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão na altura de Jericó.
Entre estes, porém, nenhum houve dos que foram contados por Moisés e pelo sacerdote Arão, quando levantaram o censo dos filhos de Israel no deserto do Sinai.
Porque o Senhor dissera deles que morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num" (Números 26:63-65).
E na primeira contagem, junto ao Sinai, mais de trinta anos antes, ainda que o texto não diga que Eleazar tivesse ajudado no censo, tinha ele mais de trinta anos, como foi observado nas linhas acima.
Sim, e mais tarde o mesmo é encontrado ajudando na divisão da terra, aquém do Jordão. (Números 32: e 28).
Nesta altura deixemos de lado, por um instante a Eleazar, e pensemosem seu filho Finéias. Na verdade, não sabemos a sua idade, mas de uma coisa somos informados: Finéias nascera no Egito, antes do Êxodo (Êxodo 6:25), e quando muitos dos filhos de Israel se prostituíram com as moabitas, assumiu ele postura tal , que recebeu o louvor de Deus. (Números 25:11-13). Foi uma atitude própria de um homem adulto, cônscio de suas responsabilidades, e não de uma criança. Nesta ocasião ele não podia ser um menino. Diz assim o texto sagrado: "Eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto eles choravam diante da tenda da congregação. Vendo isso Finéias, filho de Eleazar , o filho de Arão, sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel" (Números 25:6-8).
Uma criança jamais faria o que Finéias fizera, matando o casal de adúlteros; uma criança não teria força física para tal, além de não ter tão desenvolvido o senso moral, para ajuizar quanto à extensão do ato pecaminoso, a fim de dar a ambos a morte. A conclusãoa que chegamos é que Finéias, já em pleno deserto, devia ser homem feito.
E mais, é bom que atentemos para este outro fato, naqueles dias: Quase no fim da peregrinação do povo no deserto, Moisés envia Finéias à guerra contra os midianitas (Númros 31:6). Pela leitura do texto (ele foi líder do exército israelita) nunca podemos aceitar a idéia de que Finéias fosse uma criança ou mesmo um jovenzinho.
E uma vez, do outro lado do Jordão, dentro de Canaã, eis que se apresentam diante de nós Eleazar e Finéias! De acordo com o relato do livro de Josué, lá estava Eleazar repartindo a terra, juntamente com Josué (14:1). Também lá em Canaã estava seu filho Finéias (Josué 22:13).
O registro sagrado nos conta que o sacerdote Eleazar morreu em Canaã, e foi sepultado no outeiro de Finéias, seu filho (Josué 24:33).
Voltemos ao texto de Números 14:30:
"Não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num."Há no caso, aqui, alguma contradição? Por que diz o texto: "salvo Calebe e Josué", se como foi demonstrado, outros, igualmente adultos, também entraram em Canaã?
A resposta que podemos oferecer é que, como crêem alguns, os levitas não estavam incluídos naquela proibição, uma vez que não havia nenhum deles representando a sua tribo entre os espias. Seria bom, nesta altura, reler a listagem dos nomes dos espias, como nosé oferecida no livro de Números(13:1-16).
Desde o Sinai, por uma série de razões, observa-se que os levitas constituíam uma tribo à parte, toda especial. Por exemplo, no centro, enquanto se usava, para o povo, uma faixa etária como norma, para os levitas outra era considerada (Números 1:3, 26:4 e 62). E mais, quando da primeira numeração do povo de Israel, a tribo de Levi, por ordem de Deus não fora contada (Números 1:47-49). Portanto, repetindo, a proibição "não entrareis na terra", tinha apenas que ver com a grande maioria do povo, e não com a tribo de Levi.
Concluindo, podemos dizer que da geração adulta, que saíra do Egito, dos filhos de Israel (não contando a tribo de Levi, como já demonstrado) não só Calebe e Josué, mas também Eleazar e Finéias, por nome, entraram em Canaã.

18 comentários:

Unknown disse...

Obrigada por postar este estudo esclarecedor, foi muito util para mim.Que Deus obençõe!

Elisomar disse...

Excelente postagem! De muita valia para o conhecimento.

Efraim Mello disse...

Obrigado por ter gostado. Deus te abençoe muito. Espero que visite sempre este blog e que recomende para outras pessoas. Em breve postarei novos artigos para crescimento espiritual não só meu mas de todas as pessoas que vierem entrar em contato por meio deste blog. Espero poder ter ter ajudado.

Unknown disse...

a paz irmao . se voce considerar que somos humanos e podemos errar fica mais facil. considere q o censo foi no seg ano da saida do povo. logo eleazar poderia ter 18 anos no egito. 40 no deserto e 25 em canaa. persebamos que nada prova que ele teria mais de 20 anos no censo. a paz

Unknown disse...

A paz. Um irmão perguntou se levitas estava no censo. Respondi que para guerra não mas na hora da rebeldia valeria. Números 14.26 e copitulo12 arao era exemplo que sacerdotes acima de 20 anos no censo Morreria se fossem errados e eleazar temos quase 100% de certeza que era um sacerdote menor de vinte.

Pr. José Akfredo disse...

Pr. Cristiano não entendeu nada do texto exposto... preferiu continuar com sua idéia, sem levar em conta a capacidade de aprender sempre... O texto está bem explícito e fácil de compreender... Eleazar teria mais de trinta anos e seu filho, Finéias, mais de 15 anos...

Unknown disse...

Akfredo,
Não se deixe contaminar com heresias, leia apenas dois textos e conclua se, de fato foi o Cristiano que não entendeu.
Números 26:65 e 32:10-13
Será que Deus não sabe fazer conta?
Tenha paciência.

Unknown disse...

uaal , na minha visao era somente calebe e josue e tinha conversado com um irmao a respeito desse assunto , realmente lendo seu blog agora e segui na biblia , tudo explicado com clareza ... perfeito esse estudo , que Deus ilumine seu conhecimento cada dia .

C.B.Marra disse...

Em Josué 5:4;6 está claro que a restrição para entrar em Canaã era para os homens de guerra da época dos 12 espias.

C.B.Marra disse...

Sacerdotes eram maiores de 30 anos. Só pesquisar...

Marcos&cia disse...

Em que ano aconteceu a entrada em Canaã?

Unknown disse...

jesus é Deus???

ou filho de Deus?

Unknown disse...

Depende como se olha ê entenda o texto

Unknown disse...

Josué 24:33 não deixa claro que ele morreu em Canaã. Ainda estou com muita dúvida se Eleazar entrou ou não

Unknown disse...

Estudando mais descobri que sim Eleazar entrou em Canaã oq Deus falou que só entraria Josué e Calebe não se estende a tribo de Levi e Eleazar é da tribo de Levi.
Josué 21:1,2 deixa bem claro

Josué 21:1 Os chefes de família dos levitas se aproximaram do sacerdote Eleazar, de Josué, filho de Num, e dos chefes das outras famílias das tribos dos israelitas
2 EM SILÓ, NA TERRA DE CANAÃ, e lhes disseram: "O Senhor ordenou por meio de Moisés que vocês nos dessem cidades onde possamos habitar, e pastagens para os nossos animais".

Unknown disse...

Parabéns pelo estudo tirou todas as duvidas,agora sei que não foram somente Josué e Calebe que entraram na terra prometida.

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação. Sempre tive essa dúvida. Que Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

Leia João 1.1 e terás a resposta.