Tradutor

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia da Alegria

Quão feliz é seu sábado? Nós, os adventistas do sétimo dia, às vezes, somos acusados de legalistas devido à nossa fidelidade aos Dez Mandamentos, especialmente ao quarto mandamento. Muitas vezes, os membro da igreja alimentam essa ideia por tornarem a observância do sábado um fardo, dando a impressão que alguém pode ganhar a aprovação divina por estar se abstendo de algo no sábado. Esse comportamento nos leva de volta aos tempos da nação judaica, quando o sábado se tornou um fardo tal, que realmente não era um dia feliz.
O sábado deve ser uma das experiências mais felizes que podemos ter. E que experiência! Digo isso, por experiência própria. É um dia de liberação das tensões das atividades do cotidiano: A Bíblia explica essa perspectiva, no próprio quarto mandamento. Ele será o sinal que distinguirá o povo de Deus no tempo do fim. O diabo trabalha com todas as forças contra o sábado, pois ele é o sinal de que Deus é o Criador. O sábado é tão odiado por Satanás, que ele faz de tudo para destruir o seu significado.
O que mais agrada ao inimigo de nossas almas é incentivar os membros da igreja a considerar a guarda do sábado como um meio de ganhar o céu e, melhor ainda, transformá-lo em algo pesado e restritivo para que nossas crianças aprendam a odiá-lo. Mas o sábado deve ser um prazer em todos os momentos, não apenas pela manhã, das nove às doze e meia. O sábado é de "´pôr-do-sol a pôr-do-sol" e foi criado para ser um dia de rejuvenecimento. Quando experimentarmos a alegria do sábado, será difícil aguardar pela chegada do melhor dia da semana.
Já podemos sentir a diferença na sexta feira à noite. Esse dia santificado por Deus; Ele o abençoou e o fez particularmente especial (Gn 2:3).
Devemos nos lembrar disso e pessoalmente lutar contra as frequentes pressões para permitir que elementos externos, como as atividades de trabalho, avancem dentro das horas do sábado. No passado, era mais fácil evitar as intrusões no sábado, simplesmente desligando a televisão ou o rádio, e não pegando o jornal.
Hoje, porém, temos sempre à mão os celulares inteligentes. Neles podemos ter a lição daescola sabatina, mas também acessar qualquer coisa do mundo lá fora. Mais do que nunca, precisamos assumir pessoalmente a responsabilidade de não deixar que nada interfira na alegria de um dia especial com Deus. Precisamos descansar de nosssa rotina. Como a Nancy (esposa do Pastor Ted Wilson), disse a ele: "Você só precisa descansar de tudo isso".
A alegria da observância do sábado, porém, não acontece simplesmente por desligar o computador e dizer: "Está bem. Agora vamos começar o sábado." O sábado não é apenas uma questão do que não fazemos - é também uma questão do que fazemos nesse dia. E uma questão de cultivar sua caminhada com o Senhor. Guardar o sábado como santo e considerá-lo um prazer só é possível por meio de vibrante relacionamento com o Senhor do sábado.
Embora, minha relação com o Senhor seja bem pessoal, entre Ele e eu; as implicações de meu relacionamento serão sentidas por todos com quem convivo. Por exemplo, em lugar de racionalizar o mandamento dizendo: "Sabe, o sábado é o dia de descanso, e como não devo trabalhar, vou comer num restaurante." Devo fazer tudo o que puder para não fazer com que outros trabalhem a mais e para ajudá-los a ver a beleza do sábado. Não podemos considerar o sábado como algo vazio que deve ser observado, ou como uma lista de coisas que devemos fazer ou não fazer. Esse não o princípio do sábado.
O real princípio do sábado é reconectar-nos ao Criador. Assim, em lugar de nos concentrarmos em ações específicas, devemos considerar o sábado como um tempo para nos reconectar com Deus, com a natureza e com os nossos familiares e queridos. Quando fazemos isso, o sábado vai ter um significado diferente, porque se tornará um tipo de passagem entre uma semana e a próxima, e que nos lembra de onde viemos, porque estamos aqui e para onde estamos indo.
Uma boa ideia para as igrejas locais seria desenvolver seminários sobre o sábado, que apresentem maneiras práticas de tornar o sábado um dia feliz, envolvendo as famílias e promovendo o crescimento espiritual. A igreja local desempenha um importante papel sobre qual será a opinião dos membros em relação à observância do sábado, que pode ser um modo legalista de adorar a Deus, ou um tempo de tempo maravilhoso de refúgio. É por isso que até mesmo o princípio e o final do sábado são importantes. O Deus que nos fez, oferece, uma vez por semana, a oportunidade de rejuvenescimento físico e espiritual, ao nos voltarmos para Aquele que nos conhece melhor do que jamais poderemos conhecer.
Alguns podem dizer: "Eu desenvolvo minha vida espiritual caminhando pelas montanhas." E você pode fazer isso, de vez em quando. Tudo bem. Mas, não deve transformar num hábito de todos os sábados, nem mesmo em sábados alternados. Você deve se encontrar com as pessoas que compartilham da sua fé. Para mim, uma das melhores partes do sábado é o estudo da Bíblia e a lição da escola sabatina.
Hoje, a TV e a Internet transmitem cultos das igrejas e outros programas religiosos. Embora isso tenha o seu lugar, a mídia nunca deve substituir a sua frequencia e participação na congregação local durante o sábado. Precisamos estar fisicamente presentes no local do qual somos parte. Todo adventista deve pertencer a uma igreja. A Bíblia aconselha a nos reunirmos aos sábados (Hb 10:25). Não queremos perder a comunhão dos irmãos, pois é ali que encontramos força e incentivo. As pessoas que vão de uma igreja para a outra, ou procuram onde estão os melhores pregadores ou a melhor comida, não receberão a bênção sábatica em sua plenitude. Há algo especial em estarmos em comunhão com nossos irmãos que não encontraremos em nenhum outro lugar. Não desenvolva o hábito de se afastar da comunhão da igreja. Uma vez que você começa a se ausentar, é muito fácil dizer: "Ah, eu não vou para igreja essa semana. Vou assistir ao sermão pela TV." para muitas famílias com filhos pequenos, é um desafio arrumá-los para a igreja e mantê-los ocupados durante o culto. Mas vale a pena o esforço, pois estão estão investindo no futuro eterno das crianças. A casa de Deus deve ser um lugar onde as pessoas são tolerantes com as crianças e não considerem uma interrupção no programa como sendo o fim do mundo. Estamos lá para adorar a Deus e também para comungarmos uns com os outros. Temos que nos apoiar mutuamente e animar aos que estão passando por dificuldades.
Embora o sábado seja um dia de descanso, é também um dia de participação, especialmente no momento do culto, onde o maior número de pessoas deve participar ativamente. A igreja deve ser um lugar dinâmico e ativo, com  muitas mãos para ajudar. Todos devem encontrar seu "lugar", seja ele no momento do culto ou até mesmona cozinha. Os jovens devem ser incentivados a participar.
A música inspiradora é parte importante do culto de adoração no sábado. Música que combine com a sua cultura, mas que não chame a atenção para o intérprete em lugar de glorificar a Deus. Nunca devemos esquecer, ao nos reunirmos aos sábados, de que estamos na casa de Deus, mesmo que esta seja uma sala alugada. Se ela se tornar apenas um auditório, perderá seu significado. É necessário um senso de respeito e decoro nos cultos da igreja, inclusive na escola sabatina, que é mais informal.
Percebo certo respeito em todas as igrejas adventistas, não importa se estão se reunindo numa sala simples, uma igreja de um dia, ou em um lindo edifício de pedras. Isso mostra que o coração das pessoas está  sintonizado com Aquele a quem vieram adorar no Seu dia especial de alegria

Nenhum comentário: