Tradutor

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Quando o Povo de Deus Ora

Eu gostaria de levar o leitor de volta a uma das mais significativas cenas da Segunda Guerra Mundial. Os bombardeiros de Hitler estavam atacando as posições das Forças Aliadas. Sua divisão de tanques estava avançando através da Europa. As Forças Aliadas estavam encurraladas no Canal Inglês. Retroceder parecia impossível. No rádio, Winston Churchill cunhou a famosa frase: "Nesta noite as luzes da Europa se apagaram."
De fato, ele estava certo. A maior parte da Europa havia sido derrotada pelo exército nazista que avançava. Mas, nesse momento de crise, algo notável aconteceu. Até hoje, os historiadores têm dificuldades para explicar o que aconteceu. Começou a chover do lado continental da Europa. Era algo extraordinário naquela época do ano. A intensidade da tempestade reduziu tremendamente a velocidade dos .tanques de Hitler. O manto de neblina que cobria o Canal Inglês se ergueu Winston Churchill aproveitou aquela pequena oportunidade. Milhares de soldados aliados encurralados nas praias de Dunkirk foram evacuados. Agora a história não revelada é a seguinte: Durante as várias semanas anteriores, as luzes das igrejas rurais estavam acesas através de todo o Canal Inglês. Os pastores haviam convocado os membros de suas igrejas para orar. Eles foram às centenas - homens, mulheres e crianças buscaram a Deus incessantemente. Intercederam para que Deus operasse um milagre para mudar o curso da história da humanidade.
As repartições públicas britânicas foram fechadas para reuniões de oração ao meio-dia. O Parlamento Britânico tornou-se um lugar de oração. Professores interromperam suas aulas para períodos de oração. Através de um poderoso movimento de intercessão, toda a história foi mudada.


O MOVIMENTO DE ORAÇÃO DE LEIPZIG


Vamos avançar rapidamente 45 anos - agora é o ano de 1989. Os ventos da liberdade varrem toda a Europa e os regimes totalitários desintegram-se como castelos de areia atingidos pelas ondas. Nação após nação escolhe a liberdade política.
Um dos governos mais totalitários na
 Europa Oriental era o regime ditatorial da Alemanha Oriental. Ele era muito severo no tratamento com os dissidentes. Em 1985, um grupo de cristãos de uma igreja de Leipzig, Alemanha, iniciou um movimento de oração. A princípio, esse movimento era muitíssimo pequeno. Cinco a dez pessoas se reuniram toda a segunda-feira à noite. Os meses foram se passando e mais pessoas se uniram ao grupo de oração.
No outono de 1989, dezenas de milhares se reuniam para orar em toda a Alemanha.
Um grupo de pessoas em Berlim Oriental foi encorajado pelo movimento de oração de Leipzig. Essas pessoas também começaram a orar. Dentro de pouco tempo havia milhares de pessoas orando em Berlim Oriental. Esse movimento de oração inflamou as faíscas da liberdade. Suas orações fizeram a diferença na noite em que os muros de Berlim caíram. Os guardas decidiram não atirar nos dissidentes, como vinham fazendo durante muitos anos.
Pareciam paralisados e permaneciam em completo silêncio enquanto as pessoas se apressavam através dos portões que davam para a Alemanha Ocidental. Então os guardas celebraram com os demais ao martelarem  os muros.
Mais tarde, comentando sobre a experiência, a New Republic Magazine, revista secular humanística escrita por jovens profissionais urbanos, divulgou algo mais ou menos assim: "Um antigo adágio diz que a oração muda as coisas. Não podemos nos responsabilizar pela veracidade da oração, mas sabemos que pessoas orando mudaram o rumo da Europa moderna."


PONTOS BÁSICOS DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA


Eis aqui dois fatos importantes sobre a oração intercessória. Primeiro, a oração intercessória é bíblica. Talvez não saibamos tudo sobre a oração intercessória e de que modo ela atua. Podemos não ser capazes de compreendê-la completamente, mas os fato de não podermos compreender algo não significa que aquilo  não é verdade. Eu imagino que talvez você não compreenda tudo sobre o modo como as imagens são transmitidas à televisão. Quer compreenda, quer não, continua apertando aqueles botões no controle remoto e olhando para a tela.
Talvez você não entenda tudo sobre engenharia elétrica, mas isso não o impedirá de usar seu microondas. Não o impedirá de mover um interruptor para acender a luz. Mesmo que não compreendamos totalmente alguma coisa, podemos contudo experimetar seus benefícios.
Se uma coisa é infinita, isso não significa que você não sabe nada sobre ela. Significa que não importa quanto você saiba sobre ela, ainda há muito mais para conhecer. Não importa quanto estude ela, há sempre mais para estudar.
Através dos séculos os heróis da fé creram na oração intercessória. A oração intercessória tem fundamento bíblico.
Em Efésios 1:15 e 16, o apóstolo Paulo faz a seguinte declaração: "Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações."


O EXEMPLO DE PAULO

Paulo passou um ano e meio em Éfeso. Ele pensava em seus amigos em Éfeso. Pensava nas pessoas que conhecia por nome. Encarcerado em Roma, estava isolado deles. Como prisioneiro do governo romano, ele se ajoelhava e orava mais ou menos assim: "Querido Deus, lembra-Te de meus amigos em Éfeso. Atua na  vida deles. Meu Senhor, dá coragem e esperança a meus amigos em Éfeso. Anima-os Impressiona seu coração."
Paulo cria na oração intercessória. Ele acreditava que o governo romano podia acorrentar seu corpo, mas não suas orações. Eles podiam conservá-lo na prisão, mas suas orações ascenderiam ao trono de Deus, muito além daquela cela. E por ele estar orando, alguma coisa poderia acontecer, que não teria lugar caso ele não estivesse buscando ao Senhor em oração.
Paulo não acreditava que a oração era algum tipo de psicoterapia que o faria sentir-se melhor. Cria que, através da oração, podia impressionar o coração de Deus. Ele estava convencido de que através da oração Deus realizaria milagres.
Em Filipenses 1:e 4,Paulo acrescenta: "Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações."
O apóstolo Paulo acreditava que milagres aconteciam quando ele orava - coisas que não ocorreriam se ele não orasse. Colossenses 1:3 diz: "Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós."
Pelo que Paulo está orando? Colossenses 1:9 responde: "Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual." A resposta de Paulo é: Estou orando, para que vocês conheçam a vontade de Deus. Orando para que vocês tomem boas decisões na vida. Orando para que vocês tenham sabedoria. Orando para que cresçam em graça. Orando para que seu coração não seja endurecido ao evangelho, mas abrandado. Estou orando para que o Espírito de Deus os circunde com uma cerca de proteção.



PERGUNTAS SOBRE A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA


É algo maravilhoso saber que um amigo está orando por você!
É algo maravilhoso ter o cônjuge orando por você!
É algo maravilhoso ter um filho ou filha orando por seu pai ou mãe!
É algo maravilhoso saber que alguém está orando por você!
Mas, espere... isso suscita algumas perguntas.
Não está Deus fazendo tudo o que pode para abençoar nossas famílias, quer oremos por elas ou não?
Não está Deus fazendo tudo o que pode para abençoar nossos amigos, o governo e a nação quer oremos ou não?
Será que Deus realmente depende tanto de nossas orações? Afinal, será que minhas orações fazem alguma diferença ou apenas me faz sentir bem?



RESPOSTAS À ORAÇÃO INTERCESSÓRIA E O GRANDE CONFLITO


No grande conflito entre o bem e o mal - entre Cristo e Satanás - há uma batalha. Há uma batalha entre as forças do inferno e as forças da justiça. Nesse conflito, Deus voluntariamente Se limita. Ele não viola nosso direito de escolha. Por algum tempo, Deus permite que o conflito se desenrole para que o Universo inteiro veja que o pecado traz somente morte. O Poderoso Deus escolheu atuar dentro dos regulamentos básicos do conflito entre o bem e o mal.
Quer eu ore ou não, Ele está procurando alcançar os membros da minha família. Quer eu ore ou não, há certa medida de proteção que Deus me concede através dos anjos.
Mas, quando oro e busco a Deus, eu Lhe abro - por meio da oração - novos condutos de atuação que O possibilitam, no contexto do conflito entre o bem e o mal, fazer coisas que de outra forma Ele não faria. Deus não só respeita o direito de escolha das pessoas que não estão orando, mas também respeita meu direito de escolha de orar.
Quando oramos, Deus derrama Seu Espírito através de nós. Esta é a segunda verdade maravilhosa sobre a oração intercessória: Ela tem poder.
Há um texto maravilhoso na Bíblia que revela o que acontece quando intercedemos. Encontra-se em 1 João 5. Existem muitos textos na Bíblia que nos instam a orar. Há muitos textos que nos encorajam a buscar a Deus.
Mas este texto é mais do que um apelo a orar. Ele praticamente nos diz o que acontece quando oramos. Praticamente nos diz por que a oração é tão eficaz. "E esta é a confiança que temos para com Ele..." 1 João 5:14.
Mas, onde está a nossa confiança? NEle! Nossa confiança não está nas orações. Não está em nossa fé. Nossa confiança está nEle. E o texto continua: "que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve". Agora, o verso 16 é que diz o que acontece quando você intercede. "Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte..."
Mas qual é o pecado que leva à morte? É o pecado imperdoável. É o ponto em que as pessoas se rebelaram tanto que seu coração se endureceu.
Agora observe o que é dito:
"... pedirá..."
Quem o impedirá? O intercessor.
"Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte, 'ele' (o intercessor) pedirá, e Deus lhe dará (àquele que está orando) vida, aos que não pecam para morte." Que texto!
Você e eu estamos ajoelhados orando, buscando a Deus, e nos tornamos o elo entre o Céu e a Terra. Nós nos tornamos o conduto pelo qual Deus derrama as águas do rio da vida. O poder de Deus é derramado através dos intercessores.



ORAÇÃO INTERCESSÓRIA - FAZENDO A DIFERENÇA NA COMUNIDADE MÉDICA


Algumas pessoas na comunidade médica estão chegando à conclusão de que a oração faz significativa diferença no processo de cura. Há mais de 200 estudos publicados sobre religião e cura, e muitos deles se concentram na relação entre a oração intercessória e a cura.
O Dr. Randolph Byrd, renomado cardiologista em San Francisco, estudou atentamente a oração e a cura. Tomou, ao caso, um grupo de 393 pacientes em San Francisco. Esses pacientes haviam submetidos, fazia pouco tempo, a uma cirurgia cardíaca de ponte de safena.
Ele os dividiu em dois grupos: um grupo por quem não se orava e outro por quem se orava. O grupo por quem não se orava não ficou sabendo que ninguém orava por ele, e o grupo por quem se orava também não foi informado de que alguém orava por ele. Foi um estudo duplamente secreto. Sua mente não pode influenciar seu corpo enviando pensamentos positivos se você nem sequer sabe que alguém está orando por você.
O Dr. Byrd então deu a um grupo de dedicados cristãos os nomes dos pacientes do grupo "por quem se orava", que haviam passado recentemente por cirurgia cardíaca de ponte de safena. Os resultados foram notáveis. A diferença entre os dois grupos foi surpreendente.
O grupo por quem se orou restabeleceu-se rápido. Precisou de menos medicamentos. Teve menos complicações no processo de cura. O grupo por quem não se orou precisou de mais consultas ao médico. Teve mais complicações no processo de cura. Precisou de mais medicamento. Teve mais infecções. Quando uma das principais revistas dos Estados Unidos escreveu sobre essa história, comentou que os resultados foram extraordinários.
A oração intercessória é bíblica. A oração intercessória tem poder. A oração faz a diferença. Quando oramos, Deus responde. Quando oramos, o Espírito Santo é derramado. Quando oramos, Deus nos dá sabedoria e poder. Quando buscamos sua face, intercedendo fervorosamente por outros, os anjos do Céu vêm em respostas a nossas orações para trazer luz, verdade, cura e proteção.
Na batalha entre o bem e o mal, oração é uma arma espiritual nas mãos dos fiéis para derrotar o inimigo. Na batalha entre o bem e o mal, precisamos mais do que a força humana. Não estamos à altura das forças do maligno. Não venceremos usando a nossas próprias forças.
Eu sou fraco, mas Ele é forte.
Sou ignorante, mas Ele é sábio.
Sou débil, mas Ele é poderoso.
Eu não posso, mas Ele pode.
Eu não sei como alcançar os meus queridos, mas Ele sabe.
Na intercessão, eu confio nEle para realizar Seu propósito em minha vida e na vida daqueles por quem estou orando. Deposito minha confiança em Jesus agora e para sempre.




*Todos os artigos que estou postando são da senhora Ellen White, que estão na Revista A Oração Faz a Diferença - Princípios dinâmicos de intercessão para revitalizar sua vida de oração e levar reavivamento à sua igreja, de autoria do Pastor Mark Finley.



 

  






Nenhum comentário: