Tradutor

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Por Que Existe o Sofrimento?

Ele era bem jovem. Tinha seus 17 anos e estudava em um colégio interno. Estava ali, sentadoà beira da represa, olhando fixamente para a água. Aproximei-me e percebi que o moço estava chorando. Sentei-me ao seu lado e lhe ofereci ajuda. Ele olhou para mim e perguntou: "Pastor, por que, para provar que Deus é bom , precisamos sofrer tanto?"
Você já se perguntou milhares de vezes por que uns sofrem e têm tão pouco, e outros parecem nada sofrer e têm tanto? Você acha que Deus talvez seja partidário, que Se importa com os seres humanos e os deixa à sua própria sorte? Como podemos entender por que Deus, que é tão grande em amor, permite que Seus filhos sofram?
Estamos sempre prontos a culpar alguém pela dor, pelo sofrimento e miséria do mundo ao nosso redor não é mesmo? E geralmente culpamos a Deus - é quase automático. Quando vemos alguém passando por alguma dor, logo perguntamos: "Por que Deus permitiu isso?" Se somos nós que sofremos, logo perguntamos: "Por que Deus permitiu?" Por que culpamos a Deus? Seria Ele o responsável pelo mal?
A Bíblia afirma que o mal não surgiu com Deus, mas com Lúcifer, um Anjo perfeito que fora, como todas as outras criaturas, criado por Deus. O seu coração se rebelou contra Deus, trazendo então o pecado ao mundo (Ezequiel 28:13-15; Isaías 14:13,14). Deus, porém, enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para resgatar o ser humano por meio da Sua morte, e morte de cruz (João 3:16).
Antes que o mal passasse a existir, havia paz e harmonia por todo o Universo. Deus era adorado como Ser supremo, imparcial no amor para com todas as Suas criaturas. Cristo era Um com o Pai, tanto em Sua natureza, como em caráter e propósito. Era Aquele que podia entrar nos conselhos e propósitos de Deus. Colossenses 1:16 nos diz: que "nEle foram criadas todas as coisas nos Céus e na Terra [...] sejam tronos, seja soberania, quer principados, quer potestades."
Em Gênesis 3:1-6, você encontrará como o pecado entrou em nosso mundo. Qual foi a estratégia usada por Lúcifer para atrair a atenção de Eva? Como ele introduziu o assunto sem despertar suspeitas? O que ele afirmou a Eva que aconteceria se ela comesse do fruto proibido? Que sentimento nasceu no coração de Eva? Qual foi sua atitude? O que esse ato significou?
Há um sentimento no coração humano que é muito difícil de ser controlado, chama-se cobiça. Esse sentimento produz grande dor, destruição e infelicidade, pois o ser humano nunca está satisfeito com o que tem e com o que é. É uma herança que foi herdada de nossos primeiros pais, Adão e Eva. Deles vieram todos os sentimentos e desejos que temos.
Pare e pense:
"O pecado originou-se com aquele que, depois de Cristo, havia sido o mais honrado por Deus. Antes do pecado, Lúcifer era o primeiro dos querubins guardiões, santo e incontaminado. [...] Ao cobiçar a honra que o infinito Pai havia concedido a Seu Filho, esse chefe dos anjos aspirou ao poder que pertencia somente a Cristo" (A Grande Esperança, p. 11).
Você acha que a ação do inimigo pode ser sentida na comunidade em que vivemos? Você acha que essa influência pode ser sentida até mesmo dentro de sua família? A maneira como a sociedade se comporta e como as pessoas agem ao seu redor mostra que existem influências diferenciadas? Que estratégias você pode ver hoje sendo utilizadas para o mal?
Pare e Pense:
"A atitude de Satanás ainda inspira a rebelião na Terra, entre os desobedientes. Assim como ele, muitos pretendem que os seres humanos alcançam liberdade ao transgredir a lei de Deus. A reprovação ao pecado ainda desperta ódio. Satanás leva as pessoas a justificar-se e a procurar apoio de outros em seu pecado. Em vez de corrigirem seus erros, indignam-se contra aquele que aponta os erros, como se fosse ele a causa" (GE, p. 15, 16).
O sofrimento é uma realidade no mundo em que vivemos. Como podemos encontrar forças para enfrentar o sofrimento, e até mesmo superá-lo?
Como você pode ser agradecido a Deus por tudo o que é e por tudo o que tem?
Em contraste com todo o engano difundido por Satanás, como também por sua maneira sagaz de se apresentar, está a revelação de Deus em Jesus para salvar todo aquele que crê. Ao ler João 3:16 e 1 João 3:8, que tipo de sentimento é gerado em seu coração? Qual é a sua decisão neste momento?
Se por acaso desejar me contar: efraim1901@hotmail.com
Um grande abraço e que Deus te abnçõe em sua decisão.

Nenhum comentário: