Tradutor

domingo, 5 de abril de 2009

“Mensagem de profetisa, custa vida de bebê"

Fico pensando se os livros de Ellen White não deveriam vir com um rótulo de advertência: “Abra e receba as bênçãos. Mas com cuidado.”
Na Nova Zelândia, um garotinho devia estar completando nove anos [2009], mas morreu aos seis meses de idade, em 29 de Março de 2001. Esse querido bebezinho não morreu num acidente de automóvel. Não morreu de alguma comum à infância.
Morreu por causa do zelo mal dirigido.
Apesar de sua doença em progresso, os pais, vegetarianos totais (e sem equilíbrio), recusaram qualquer tratamento médico e ignoraram o conselho para variar sua dieta. Em vez disso, confiaram em preparados fitoterápicos e outros remédios. Os especialistas da área médica disseram que o bebê morreu devido a complicações de uma deficiência de vitamina B12.
De acordo com a Rede Adventista de Notícias, os pais foram acusados de homicídio culposo em 13 de junho de 2002, e sentenciados a cinco anos de prisão. O casal freqüentava regularmente uma igreja adventista do sétimo dia na Nova Zelândia, da qual a esposa era membro.
Na ocasião, um pastor adventista disse que o casal pareceu experimentar grande dor pela perda da criança. Segundo a Rede Adventista de Notícias, “eles disseram à corte que seus atos estavam baseados em suas crenças religiosas e em sua interpretação dos escritos de Ellen White”. O New Zealand Herald publicou uma manchete chocante: “Mensagem de profetisa custa a vida de bebê”.
Quando foi presa em 2002, a mãe estava grávida de seis meses e mais tarde deu à luz uma menina na prisão. Em Outubro de 2005, o casal foi libertado da prisão e reunido a sua filha de três anos que estava morando com a irmã da mãe. Embora sua profunda dor permanecesse, eles tiveram um novo começo.
Ao longo dos anos, muitas pessoas têm interpretado mal os escritos de Ellen White, que afirmam a vida e promovem a Cristo. Com os milhões de palavras que ela escreveu, contudo, precisamos verificar o devido peso e contexto de cada declaração. Ela promoveu o vegetarianismo e um ceticismo saudável quanto à confiança unicamente em drogas para a cura. Mas ela era equilibrada – bem mais equilibrada do que muitos de seus bem-intencionados seguidores.
É possível reunir de seus escritos frases fora de contexto para provar quase qualquer coisa. É claro que as pessoas têm feito a mesma coisa com a Bíblia, que tem sido usada de forma abusiva para justificar tudo, desde as Cruzadas até o anti-semitismo e a escravidão.
A Igreja tem a responsabilidade vital de promover a leitura equilibrada e bem-informada dos escritos de Ellen White. Desde Wako, no Texas, até a ilha mais ao norte da Nova Zelândia, podemos ver um preço chocante, desnecessário sendo pago pelo extremismo “adventista”.

Nenhum comentário: