Tradutor

domingo, 5 de abril de 2009

A Rodovia Sem Fim

A Viagem tranqüila depende da atenção às placas no caminho

Quando Rafael se encontrou com Ângela pela primeira vez, logo seus olhos denunciaram que ele gostava de estar com ela. E não demorou muito para aquele convívio desse início ao namoro.
Certo dia, Rafa estava observando o movimento na rua, quando viu um rapaz chamado Gabriel vindo em sua direção. Ele se sentou ao seu lado, dizendo um “olá”, e sem querer Rafa estava compartilhando sua mais nova experiência: o namoro com Ângela. Gabriel aceitou o convite do amigo para ajudá-lo a compreender como fazer com que Ângela fosse cada dia mais feliz.
- É o seguinte – disse Gabriel, - vocês dois entraram numa “rodovia”, com oportunidades e aventuras inesquecíveis. Poderão viver emoções que nunca tiveram antes. Mas também há um grande risco de passarem pelas maiores frustrações e desgostos da vida.
Tudo vai depender de vocês e das placas.
- Placas?-Rafa perguntou curioso.
- É Se vocês não olharem para as placas da “rodovia”, seu namoro pode desabar rapidamente num redemoinho de dor, desconfiança, raiva, e remorso.
E Gabriel prosseguiu:
“Nessa ‘rodovia’, logo a frente, se vê a primeira placa: ‘Quem obedece à sinalização evita acidentes’. Há tantos namorados por aí que acabaram se acidentando. Ela ficou com uma barriga enorme; ele perdeu o interesse nela, entre muitos outros motivos que tem por aí. Tome cuidado.”
“Continuando a viagem, logo aparece escrito: ‘Na dúvida, não ultrapasse’. Não dêem nenhum passo a frente nas decisões antes de esclarecer seus temores. Busquem mais informações, peçam conselho, leiam e orem bastante.”
“ ‘Experimente os freios’. Essa placa aparece sempre numa forte descida. Sabe, Rafa, alguns casais de namorados brincam com a tentação. Desejam ficar sempre sozinhos, longe de todo mundo, à noite, com a luz apagada e, quando pensam em pisar no freio, já é tarde demais”
“Se você quer o respeito, o carinho e o amor da Ângela, então é importante ler sempre a placa: ‘Dê a preferência’. Misture com suas ações uma boa dose de cortesia.
Dê a preferência para Deus, em primeiro lugar, depois a ela.”
- Hum, estou entendendo...
“E tem mais. A próxima placa é: ‘Reduza a velocidade – Buracos na pista’. Há muitos que começam um relacionamento rápido demais, como se já conhecessem a ‘rodovia’.
Aí acabam capotando nas curvas. Existe tempo para tudo. Saboreie com calma todos os passos no namoro. Não tenha pressa para a aproximação física. Procure conhecer primeiro o caráter dela – e isso leva tempo.”
“ ‘Posto de Abastecimento’. Procure abastecer sua vida com o amor de Deus todos os dias. Somente assim você poderá compartilhar com ela amor de alta qualidade.”
“O motivo por que alguns se machucam nos relacionamentos está no esquecimento da placa: ‘Use o cinto de segurança’. Portanto, converse com ela e esclareça os limites entre vocês dois. O desejo sexual deve ser refreado até o casamento, use o ‘cinto de segurança’.”
- Essa foi dez! – fala o Rafa, depois de uma boa risada.
“Tem mais” - acrescenta Gabriel:
- ‘Telefone a 300 metros’. Vocês precisam conversar e muito. A comunicação é um dos principais itens a levar na bagagem.
“ ‘Água potável a 100 metros’. Tomem tempo com Jesus no namoro. Convidem-no para saciar a sede que vocês têm, e Ele encherá a vida de vocês de amor puro, compreensão, perdão,poder, para resistir e vencer.
- Entendi – concluiu o Rafa, - E quando chegar o casamento, estaremos no fim da “rodovia”?
“Não, a ‘rodovia do amor’ não tem fim. Do casamento para frente, a estrada será mais ampla, mais bonita; vocês passarão por vales, mas logo visitarão as mais altas montanhas. A visão da vida e de suas aventuras irá muito além do que vocês sonharam. E, enquanto estiverem atentos às placas, estarão seguros, realizados, felizes.”
Rafael estava com um sorriso nos lábios, sonhando acordado. Quando olhou para o lado, não encontrou ninguém...
Após alguns instantes de surpresa, ele agradeceu a Deus porque descobriu de onde vieram aqueles conselhos.
Não podia ficar ali parado, ao lado da estrada. Correu para compartilhar com Ângela o desejo que agora ele tinha de começar com ela a “rodovia sem fim” – a mais bela viagem de sua vida.

Este artigo foi publicado pelo Pastor Udolcy Zukowski, em um número especial da Revista Conexão Jovem em 2006.

Nenhum comentário: