Tradutor

domingo, 5 de abril de 2009

“Mensagem de profetisa, custa vida de bebê"

Fico pensando se os livros de Ellen White não deveriam vir com um rótulo de advertência: “Abra e receba as bênçãos. Mas com cuidado.”
Na Nova Zelândia, um garotinho devia estar completando nove anos [2009], mas morreu aos seis meses de idade, em 29 de Março de 2001. Esse querido bebezinho não morreu num acidente de automóvel. Não morreu de alguma comum à infância.
Morreu por causa do zelo mal dirigido.
Apesar de sua doença em progresso, os pais, vegetarianos totais (e sem equilíbrio), recusaram qualquer tratamento médico e ignoraram o conselho para variar sua dieta. Em vez disso, confiaram em preparados fitoterápicos e outros remédios. Os especialistas da área médica disseram que o bebê morreu devido a complicações de uma deficiência de vitamina B12.
De acordo com a Rede Adventista de Notícias, os pais foram acusados de homicídio culposo em 13 de junho de 2002, e sentenciados a cinco anos de prisão. O casal freqüentava regularmente uma igreja adventista do sétimo dia na Nova Zelândia, da qual a esposa era membro.
Na ocasião, um pastor adventista disse que o casal pareceu experimentar grande dor pela perda da criança. Segundo a Rede Adventista de Notícias, “eles disseram à corte que seus atos estavam baseados em suas crenças religiosas e em sua interpretação dos escritos de Ellen White”. O New Zealand Herald publicou uma manchete chocante: “Mensagem de profetisa custa a vida de bebê”.
Quando foi presa em 2002, a mãe estava grávida de seis meses e mais tarde deu à luz uma menina na prisão. Em Outubro de 2005, o casal foi libertado da prisão e reunido a sua filha de três anos que estava morando com a irmã da mãe. Embora sua profunda dor permanecesse, eles tiveram um novo começo.
Ao longo dos anos, muitas pessoas têm interpretado mal os escritos de Ellen White, que afirmam a vida e promovem a Cristo. Com os milhões de palavras que ela escreveu, contudo, precisamos verificar o devido peso e contexto de cada declaração. Ela promoveu o vegetarianismo e um ceticismo saudável quanto à confiança unicamente em drogas para a cura. Mas ela era equilibrada – bem mais equilibrada do que muitos de seus bem-intencionados seguidores.
É possível reunir de seus escritos frases fora de contexto para provar quase qualquer coisa. É claro que as pessoas têm feito a mesma coisa com a Bíblia, que tem sido usada de forma abusiva para justificar tudo, desde as Cruzadas até o anti-semitismo e a escravidão.
A Igreja tem a responsabilidade vital de promover a leitura equilibrada e bem-informada dos escritos de Ellen White. Desde Wako, no Texas, até a ilha mais ao norte da Nova Zelândia, podemos ver um preço chocante, desnecessário sendo pago pelo extremismo “adventista”.

Este artigo foi publicado por Gary Krause, na lição dos Jovens na página 107. Ela mora em Burtonsville, EUA.

Nenhum comentário: