Tradutor

domingo, 5 de abril de 2009

Você é um Vaso

Estava lendo a minha Bíblia no capítulo 18 de Jeremias, onde lá menciona que todos nós somos vasos na Mão do Oleiro que é Deus. Fiquei pensando na vida de algumas pessoas que tiveram suas vidas destacadas na Bíblia e outros personagens que constantemente suas vidas eram refeitas por Deus são alguns: Daniel, José, Moisés, Israel, Jesus (por que não?) Sansão e tantos outros.
Primeiramente, pensei em Israel uma nação tão querida por Deus, Deus tinha prazer de estar com aquela nação, eles realmente foram um vaso em tanto, no capítulo 18 os versos 4:5 e 6 dizem o seguinte:
“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
Então, veio a mim a palavra do Senhor:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?- diz o Senhor; eis que, como o vaso na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
Ao meditar nesses versos fiquei pensando na bondade de Deus para conosco seres humanos falhos que somos, imperfeitos fracos e algumas vezes até relutante aos seus ensinos. Ele nos considera como seus filhos mesmo cheio de pecados. Ele não quer saber quantas vezes você caiu, Ele não quer saber se você é fraco, falho, cheio de defeitos ou se você está tão longe de Deus que você não possa chegar até Ele e pedir perdão dos pecados. Deus apenas está esperando que você deixe Ele entrar em sua vida para te dar uma nova perspectiva de vida, uma nova esperança, uma nova oportunidade de conhecer a Deus profundamente e que você possa aceitá-lo de todo seu coração. Israel ilustra bem isso, quando a nação aceitava as orientações de Deus as coisas iam bem para aquele povo, quando eles faziam tudo errado eles podiam ter certeza de que a derrota era certa, interessante que quando aquele povo estava andando certo quase chegando na boca do vaso, sempre tinha alguma pessoa ou nação que queria estragar a festa e na maioria das vezes eles conseguiam, que tristeza, acho que Israel nunca foi um vaso terminado, nem nós muitas vezes ou na maioria delas somos vasos terminados, sempre escorregamos, caímos tropeçamos, nos rolamos as vezes nas pedras do caminho, mas Deus sempre mantém seu propósito para conosco que amor!!!!!!! Israel deixou-nos profundas lições de como nos submetermos aos caminhos de Deus, pois Ele sabe com certeza o que está fazendo conosco e de como também se não andarmos nos caminhos de Deus o que poderá acontecer conosco caso nos desviemos de seus caminhos.
Outro personagem que me identifico muito é Daniel, ele com certeza foi um vaso terminado, a Bíblia não menciona seus pecados(de tão íntimo que ele estava com Deus, Daniel 6;4 e 22) mas com certeza ele teve um papel muito especial para seu tempo e um papel muito solene. Ele foi um jovem muito consagrado a Deus, sempre buscava a Deus todos os dias pela manhã, pela tarde, e pela noite (Daniel 6:10) constantemente ele ia à Fonte de Toda a Sabedoria, Bênçãos e Refrigério de sua alma. Fico pensando nas atitudes de Daniel, sua postura com certeza Deus o recompensou quando ele foi nomeado para ser na linguagem de hoje primeiro ministro do reino de Dario (Daniel 6) que vida dedicada a Deus!!!!! Possamos nós sermos assim também. Daniel certamente aprendeu as lições (e que lições foram essas hein!!!) de uma vida dedicada e submissa a Deus, não somente ele mas também de seus três amigos, que princípios!!!!! Deus pode muito na vida de uma pessoa que é consagrada a Ele, muitas bênçãos Ele tem para dar para aqueles que o aceitarem, não somente seu sacrifício feito lá na cruz há pelo menos 2000, mas que sim constantemente aqueles que procuram estar constantemente, conectados com Ele de alguma maneira seja através da oração, meditação, ouvindo músicas, pregando, enfim são muitas maneiras de estarmos conectados com Ele. Daniel venceu porque ele aprendeu que não importa os desafios que a vida lhe apresente, se você estiver conectado com Deus você será invencível. Afinal não é o que queremos? Que Deus nos use cada dia para sermos invencíveis diante dos muitos problemas que temos diante de nós, então lembre disso:Se Deus é por nós quem será contra nós?Sejamos consagrados em nossas vidas.
Sansão teve seu papel muito importante para seu tempo, pena que não teve um final feliz. Sansão independentemente de sua vida de pecado ele teve um papel muito importante na história de seu povo. Se ele não tivesse se corrompido em vários acontecimentos em sua vida, sua vida seria marcada por muitas vitórias e vista com bons olhos por muitos de nossos jovens que almejam vencer na vida. Temos como em outras histórias importante lições a serem extraídas e essa são mais uma a ser analisada vejamos: Não devemos nos entregar as mais variadas paixões carnais que destroem a nossa alma, não devemos jamais ficar andando em terreno inimigo, não devemos nos casar com pessoas que não pertencem a mesma religião, bebermos bebida forte (cervejas, e outras bebidas que contém álcool, não sabemos se em algum momento Sansão bebeu bebida forte) entre outras que vocês quiserem tirar de proveito.
Agora o grande líder Moisés, pra começar primeiro ele matou o egípcio que estava maltratando seu amigo hebreu e por causa disso ele teve que fugir para a terra de mídia, ele ficou lá cerca de quarenta anos a fim de aprender a mansidão pois era muito violento. Em vários momentos da vida desse grande líder ele cometeu erros por exemplo: teve uma ocasião que ele deveria falar com a rocha e ele feriu a rocha que simbolizava Jesus, a Água da Vida, e por isso ele não pôde entrar na Terra Prometida. Deus com certeza estava moldando Moisés como Ele desejava, Deus estava disposto a fazer dele um vaso no qual Ele pudesse ser Glorificado. Moisés era um vaso na Mão do Grande Oleiro que é Jesus nosso Rei.
Moisés foi constantemente moldado por Deus, todas as ocasiões Deus usou a fim de que Moisés aprendesse as lições, como um bom pai ensina seu filho.
José outro exemplo bem visto pelos nossos jovens de hoje, com certeza ele foi um vaso no qual Deus foi Glorificado, primeiro ele tinha tudo contra ele, José era mimado, os sonhos e sua roupa que ninguém tinha só ele e seus irmãos se não fosse Rúben queriam matá-lo, mas a feliz idéia de Rúben era de deixá-lo na cisterna por algum tempo a fim de que Rúben pudesse depois tirar seu irmão dali, mas por ali estavam passando alguns viajantes que iam para o Egito e resolveram vender ele por vinte siclos de prata e levaram José para o Egito a fim de que fosse escravo lá. Deus interviu de maneira maravilhosa na vida desse jovem Ele assim como seu pai amava José e os sonhos constantes que ele tinha era Deus que estava dando para ele, pois Deus estava começando a moldar seu vaso, mas seus irmãos não entendiam e por isso passaram a odiá-lo mais ainda.
Chegando ao Egito José passou por muitas provas, desafios e vários obstáculos, imagino que José teve muitos problemas mas a Bíblia destaca apenas dois problemas: a venda de seus irmãos e o caso do adultério que está relatado em Gênesis no capítulo 39. Potifar era general e possuía uma fazenda que faraó havia dado para ele, ele era eunuco e por essa razão a mulher dele queria se deitar com José mas José não cedeu à tentação e fez certa escolha: não se deitou com ela e por essa atitude de amor a Deus e a lealdade aos mandamentos, Deus o honrou lá na prisão onde ele revelou os sonhos do padeiro chefe e do copeiro chefe e posteriormente os sonhos do Faraó a respeito do que ia acontecer com o mundo contemporâneo nos dias de José. Deus deseja incutir na mente de nossos jovens hoje, a história de José e de Daniel, ambos em terra estranha, lugares diferentes, costumes totalmente ao contrário daquilo que Deus deixou para eles, mas foram nesses lugares que eles obtiveram vitórias em Nome de Deus, passaram sim por lutas provas dificuldades, mas Deus tinha um propósito para eles assim como Ele tem hoje para aqueles jovens que estão dispostos a serem ao contrário do mundo, não é fácil, mas Deus promete nos honrar se formos fiéis a Ele.Veja o que Ellen White disse acerca disso: “As mesmas grandiosas verdades que foram reveladas por estes homens, Deus deseja revelar por meio dos jovens e crianças de hoje. A história de José e Daniel é uma ilustração daquilo que Ele fará pelos que se entregam a Ele, e que de todo o coração procuram cumprir o seu propósito. A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. Mas um caráter tal não é obra do acaso; nem se deve a favores e concessões especiais da Providência.
Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, da sujeição da natureza inferior pela superior – a renúncia do eu para o serviço de amor a Deus e ao homem.
Os jovens precisam ser impressionados com a verdade de que seus dotes não são deles próprios. Força, tempo, intelecto – não senão tesouros emprestados. Pertencem a Deus e deve ser a decisão de todo jovem pô-los no mais elevado uso. O jovem é um ramo do qual Deus espera fruto; um mordomo cujo capital deve crescer; uma luz para iluminar as trevas do mundo.
Cada jovem, cada criança tem uma obra a fazer para a honra de Deus e erguimento da humanidade.” Educação, p.57 e 58.
José foi um excelente vaso na Mão do Grande Oleiro.
Por último essa pessoa viveu aqui na Terra uma vida simples, sem muitas regalias (ou quase nada de posses), viveu em prol das outras pessoas, mostrou-nos o seu amor ajudou quem estava necessitado, curou pessoas, pregou o Evangelho Eterno, enfim nos ensinou lições de humildade, mansidão, domínio próprio, submissão a Deus a aos homens (quando estes não atingiam com a sua lealdade a Deus), a essa altura da sua leitura acho que você já sabe de quem eu estou escrevendo né? Se a sua resposta for Jesus você acertou. Jesus foi com certeza um Vaso na Mão do Grande Oleiro seu Pai que é Deus, Ele demonstrou uma vida de submissão à Vontade do Pai. Ele foi um Vaso impecável, sem, mancha, um verdadeiro exemplo para cada um de nós com certeza. Devemos nos assemelhar ao caráter de tantos vasos (Daniel, José, Jesus, Noé, Abraão, Ester, Ellen White, e muitos outros).
Jesus foi o Maior Vaso que a humanidade já viu, ninguém é ou foi superior a Jesus, Jesus cumpriu um papel muito importante para seu tempo, povo e para o mundo. Ninguém nunca mexeu com o mundo como Jesus, Sua história, Sua vida, enfim olhem o que Napoleão Bonaparte escreveu acerca de Jesus e faço as palavras dele as minhas palavras, vejamos: “Tudo em Cristo me causa admiração. Sua vida me intimida, Sua vontade me confunde. Suas idéias e sentimentos, as verdades que anunciou, Sua maneira de convencer – nada disso pode ser explicado pela observação humana, nem pela natureza das coisas. Seu nascimento e a história de Sua vida; a profundidade de Sua doutrina, que suplanta as maiores dificuldades; Seu evangelho, Sua aparição, Seu império, Sua marcha através dos séculos e reinos – cada uma dessas coisas é para mim um prodígio, um mistério insolúvel, que me lança num abismo do qual não posso escapar. Em tudo isso não vejo nada humano. Quanto mais me aproximo, tanto mais cuidadosamente examino. Cada coisa está além de minha compreensão. Tudo permanece grande, uma grandeza que excede todas as coisas. Sua religião é a revelação de uma Inteligência que certamente não é humana”. (MM 2000, A Esperança para o Terceiro Milênio, pg. 360).
Não sei como é a sua vida, muito menos o que você faz dela, mas quero te dizer uma coisa: Você é um Vaso. Não importa como tenha sido ou como é a sua vida, entenda uma coisa: O Céu não será o mesmo sem você. Deus tem um propósito na sua vida, você não veio a este mundo por acaso como muitas pessoas dizem por ai. Nós viemos porque Deus tem um plano iremos que descobrir ao longo de nossas vidas, cada qual é singular ao outro assim também são os propósitos de Deus para cada pessoa ninguém nasceu para realizar as mesmas tarefas, ninguém tem os mesmo objetivos, ninguém pensa igual, enfim, ninguém, ninguém, ninguém, ninguém. Ele já traçou um caminho, Ele já sabe que oportunidades teremos para os nossos dons ser destacados e também para alguma pessoa nos chamar para realizarmos algum trabalho com aquele dom que você tem, enfim você acredita que veio por acaso? Eu não!!!! Pense nisso, sinceramente falando ou escrevendo, Deus deseja moldar a sua vida, basta apenas você querer, você aceita ser moldado por Jesus? Você, tenho certeza que jamais se arrependerá dessa decisão. Ore a cada dia pedindo a bênçãos do Céu, forças para suportar as provas com serenidade, ore por seu casamento, por empregos, pelos estudos, ore para se manter fiel a Deus, ore por vitórias que você deseja conquistar, enfim ore. Estou torcendo por vocês. Note que Deus faz a mesma pergunta hoje: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó Efraim, Guilherme, Rogério, Júnior e tantas outras pessoas? Você será sensível à pergunta e dirá sim, ou vai endurecer, sinceramente quero que você aceite e você verá a diferença que Cristo faz na vida de uma pessoa que abre seu coração a Ele sem reservas. Experimente!!!!

Nenhum comentário: